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quarta-feira, 27 de maio de 2009

SINDROME DE ASPERGER

Síndrome de Asperger O que é o Síndrome de Asperger afinal? Síndrome de Asperger é uma desordem pouco comum, contudo importante na prevenção do processo psicológico de crianças, que tardiamente é diagnosticado devido à falta de conhecimento por parte dos profissionais, nomeadamente dos professores e educadores. Muitas vezes o Síndrome de Asperger é confundido com uma Perturbação Obsessivo – Compulsiva, Depressão, Esquizofrenia, etc. Porém, estes indivíduos não apresentam qualquer atraso significativo de desenvolvimento de fala ou cognitivo, podendo mesmo passar toda a vida a serem considerados pessoas “estranhas”, para os padrões típicos de comportamento. Embora esses indivíduos não tenham um atraso significativo no desenvolvimento cognitivo é importante que a criança receba educação especializada o mais cedo possível para ser ajudada a contornar os problemas de comportamento que apresenta e também para ser direccionada nos campos de interesse e de estudo da criança. Os indivíduos com Síndrome de Asperger geralmente têm elevadas habilidades cognitivas (Q.I. normal e por vezes até às faixas mais altas) e funções de linguagem normais e muitas vezes demasiado elaboradas, estando incapacitadas de o utilizar socialmente, já que não são capazes de perceber para que serve a simples conversação. Características do Síndrome de Asperger: . Atraso na fala, desenvolvimento fluente da linguagem verbal antes dos 5 anos. Dificuldade na linguagem mais rebuscada, ecolalia (repetição do que ouvem, eco) de palavras ou frases; . Interesses restritos, escolhem um assunto de interesse. Casos mais comuns são o interesse exagerado por colecções e cálculos; . Presença de habilidades não muito comuns, tais como cálculos mentais, memorização de grandes sequências (mapas de cidades), ouvido musical absoluto, entre outros; . Incapacidade de interpretar metáforas, mentiras, ironias, frases com duplo sentido; . Dificuldades no uso do olhar, expressões faciais, gestos e movimentos corporais, como a comunicação não verbal; . Pensamento concreto; . Dificuldade para entender ou expressar emoções; . Falta de auto – censura, ou seja, falam tudo o que pensam mesmo que não seja o correcto para a sociedade; . Apego a rotinas e rituais, com dificuldade de adaptação a mudanças e fixação de assuntos específicos; . Atraso no desenvolvimento motor e coordenação motora, inclusive a escrita; . Hipersensibilidade sensorial: sensibilidade a determinados ruídos, fascinação por objectos luminosos e com música, atracção por determinadas texturas; . Comportamentos estranhos de auto estimulação; . Dificuldades em generalizar o aprendizado; . Dificuldades na organização e planeamento da execução de tarefas.

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